Coordenar as atividades da área de Controladoria, assegurando o pleno funcionamento dos processos com qualidade, eficiência e aderência às normas internas e externas. Liderar e propor inovações nos fluxos da área, identificando oportunidades de melhoria contínua. Atuar de forma estratégica com base na análise de indicadores, apresentando soluções eficazes e alinhadas aos objetivos do negócio.
Gerir pessoas com foco em desenvolvimento, promovendo um ambiente de trabalho positivo, motivador e orientado para a alta performance. Estimular a autonomia, a colaboração e o protagonismo da equipe, garantindo clareza de objetivos, acompanhamento de desempenho e feedbacks contínuos. Atuar como referência técnica e comportamental, cultivando uma cultura de confiança, aprendizado e entrega de resultados sustentáveis.
Responsabilidades e atribuições
Coordenar a aplicação das diretrizes contábeis a nível corporativo, mantendo os princípios de unidade de comando, procedimentos uniformes de trabalho e controles, notadamente no que tange às práticas e demonstrações contábeis; e garantindo a conformidade contábil, tributária e fiscal.
Manter-se atualizado quanto à conjuntura econômico-financeira nacional e internacional, bem como quanto à legislação fiscal e societária;
Manter contatos com a área jurídica para a elaboração de contratos de associações ou de constituição de novas sociedades;
Atender às solicitações das empresas/ áreas de negócio, conforme critérios de qualidade e prazo definidos, demonstrando conhecimento sobre as características e especificidades das áreas. Fazer reuniões de alinhamento e entender expectativas e demandas das empresas/áreas solicitantes;
Analisar, avaliar e acompanhar os processos, identificar, pontos de melhoria dos processos e serviços realizados com base em resultado de pesquisas de satisfação, desenvolvendo as ações alinhadas com as necessidades dos processos das áreas de negócio;
Elaborar, conferir e validar informações ou relatórios gerenciais para apoiar na tomada de decisões da empresa. Negociar prazos. Assegurar a qualidade e confiabilidade do relatório/informações e a entrega no prazo estabelecido;
Promover e implementar novos projetos para a melhoria dos processos e das atividades compartilhadas ou interdependentes, identificando e aplicando boas práticas de mercado;
Coordenar atividades da área, estabelecendo cronogramas, indicadores de desempenho e orientando sobre a forma a se fazer cumprir as metas de produtividade dentro dos prazos estabelecidos e negociados, visando assegurar o cumprimento de todas as obrigações da empresa;
Elaborar, atualizar, instaurar, cumprir e fazer cumprir: as políticas, fluxos e processos referentes a sua área. Orientar as empresas e suas áreas com relação às políticas, fluxos e processos.
Monitorar e mapear riscos e oportunidades da área;
Atender às demandas de serviços das áreas de negócio, conforme critérios de qualidade e prazo definidos em Níveis de Acordo de Serviço (NAS/ Service Level Agreement-SLA), demonstrando conhecimento sobre as características e especificidades das áreas;
Atendimento às fiscalizações fiscais;
Coordenar a contabilidade terceirizada. Monitorar e analisar as entregas das Demonstrações contábeis mensais e anuais; monitorar as entregas das declarações acessórias e obrigatórias;
Coordenar as atividades para atendimento às auditorias internas e externas;
Aderir e garantir a aderência das normas ISO 9001/27001/37001;
Cumprir e fazer cumprir as regras e diretrizes da LGPD, Compliance, Segurança da Informação, e de todas as políticas (coorporativas e das áreas), assim como processos e procedimentos em que haja envolvimento.
Formalizar e comunicar procedimentos legais, políticas, mudanças internas e demais medidas administrativas que possam afetar as relações de trabalho;
Gestão de pessoas:
Coordenar e desenvolver a equipe de controladoria, promovendo um ambiente colaborativo, com foco em resultados e desenvolvimento técnico e comportamental;
Estabelecer metas claras, acompanhar indicadores de desempenho e garantir a evolução dos colaboradores por meio de feedbacks e alinhamentos frequentes;
Fomentar a cultura organizacional, assegurando o alinhamento da equipe com os valores da companhia;
Atuar com escuta ativa e comunicação assertiva, sendo referência técnica e comportamental para o time.